• E-mail para contato:(casf.fortaleza@gmail.com)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

CASF estará à frente da observação da ocultação de estrela por Varuna em parceria com o MIT/Williams College Occultation Consortium, EUA.

Região de melhor observação da ocultação

O Clube de Astronomia de Fortaleza (CASF) estará na noite de 19 de fevereiro de 2010 à frente da observação da ocultação de uma estrela de magnitude 11 pelo trans-netuniano Varuna. O evento contará com a participação presencial do Astrônomo Bruce Berger do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e alguns astrônomos que virão de Paris.

A seção de observação ocorrerá no município de Irauçuba, sendo que toda a logística da organização, além dos equipamentos, que incluem telescópios e suprimentos estão sendo exclusivamente organizados pelos membros do CASF.

A importância da observação desse fenômeno é grande: pode-se determinar as dimensões do Varuna, melhorar o conhecimento de seus parâmetros orbitais além de, eventualmente, detectar a presença de atmosfera ou de satélites.

Todos esses dados são importantes na pesquisa sobre os objetos trans-netunianos, que têm papel de destaque no estudo da formação e evolução do Sistema Solar.

O Norte e Nordeste brasileiros (Veja figura) são regiões que têm grande probabilidade de observar essa ocultação.

A única maneira a partir da Terra que temos para determinar o tamanho, forma e presença de atmosfera nos objetos transnetunianos é através das ocultações estelares, e ainda não há na literatura nenhum evento do tipo observado, além de eventos envolvendo Plutão e Caronte.

A estrela a ser ocultada é a UCAC2 41014042 de magnitude visual 11,1 de coordenadas J200 AR= 07h 29m 22.49s e DEC= 26g 07m 23.22s. É previsto que o evento ocorra às 21h08min do horário de verão de Brasília (23:08 UTC) do dia 19 de fevereiro de 2010.

Nenhum comentário: